WEB RADIO BASS ROCK - TOQUE NO PLAY

Morre aos 69 anos o primeiro vocalista do Iron Maiden, Paul Mario Day

O vocalista original do Iron Maiden, Paul Mario Day, que também liderou o MORE e o Sweet, morreu aos 69 anos.

Morre aos 69 anos o primeiro vocalista do Iron Maiden, Paul Mario Day
Paul Mario Day singing with MORE at Monsters of Rock 1981

O doce guitarrista e único membro constante Andy Scott confirmou que Paul Mario Day morreu em sua casa em Newcastle, Austrália, cercado por sua família.

Em sua homenagem, o Iron Maiden escreveu: "Estamos profundamente tristes com o falecimento de Paul Mario Day, o primeiro vocalista do Iron Maiden em 1975. Nossos pensamentos e sinceras condolências vão para a família e amigos de Paul.

"Paul era uma pessoa adorável e um bom companheiro.

"Descanse em paz, Paul."

Nascido em 19 de abril de 1956, Paul Mario Day foi o primeiro vocalista do Iron Maiden quando Steve Harris formou a banda no Natal de 1975.

Ele foi expulso do Iron Maiden um ano depois e substituído por Dennis Wilcock, não contribuindo para nenhuma gravação do Maiden.

Décadas depois, Day afirmou ter coescrito a faixa "Strange World", do Iron Maiden, mas posteriormente afirmou que a disputa pela composição estava "encerrada".

Em dezembro de 2018, quatro quintos da formação original do Iron Maiden – Paul Mario Day com os guitarristas Terry Rance e Dave Sullivan e o fundador do Iron Maiden, Steve Harris – se reuniram para uma cerveja no pub The Cart & Horses, em Londres.

Day liderou a banda britânica de NWOBHM MORE de 1980 a 1982, apresentando-se no Monsters of Rock Festival em Donington Park em 1981 e em seu álbum de estreia, "Warhead".

Ele foi vocalista do Wildfire de 1983 a 1984 e, em 1985, liderou o Sweet reunido em uma série de shows ao vivo, cuja apresentação no Marquee Club de Londres foi imortalizada como um álbum ao vivo.

Dando a notícia do fim do dia, Andy Scott escreveu: "Em 1985, Mick Tucker e eu montamos a primeira nova formação do Sweet após o hiato da banda original. Precisávamos de um vocalista e, quando Paul chegou para a audição, não procuramos mais.

Nossos primeiros shows foram na Austrália, com ingressos totalmente esgotados, o que foi um bom presságio para o futuro. A Europa seguiu o exemplo e três noites esgotadas no Marquee, em Londres, resultaram em um álbum ao vivo, um vídeo e um DVD. "Live at the Marquee" alcançou sucesso em várias paradas ao redor do mundo e a performance vocal de Paul resistiu ao teste do tempo.

"PMD foi o vocalista original do Iron Maiden e teve uma passagem pela banda More antes de se juntar ao Sweet.

"Ele faleceu em paz em sua casa na Austrália. Minhas mais profundas condolências à sua esposa Cecily, à família e aos amigos. Um dia triste para todos os fãs do Sweet."

O MORE também disse estar "profundamente triste ao saber do falecimento" de Paul Mario Day.

Paul foi uma parte fundamental da NWOBHM desde sua época em uma das primeiras versões do Iron Maiden e, claro, por sua fantástica performance no álbum Warhead. Ele era uma figura muito querida do rock britânico e fez muitos shows memoráveis, incluindo o lendário show Monsters of Rock de 1981 no Castle Donninton com o AC/DC Whitesnake/David Coverdale, além de turnês com o Iron Maiden, Def Leppard e muitos outros artistas lendários.

Mike Freeland se lembra dele com carinho como um 'vocalista incrível!'

É uma honra para nós continuar tocando sua música e sempre nos lembraremos dele cada vez que tocarmos as notas de abertura de 'Warhead'.

Enviamos nossas mais profundas condolências à família e aos amigos de Paul, e também aos muitos fãs ao redor do mundo que amam sua música.

Toquem sua música bem alto e cantem junto!

Fonte: https://hellorayo.co.uk/planet-rock/news/rock-news/iron-maiden-paul-mario-day-dead

Comentários (0)