cover
Tocando Agora:

Dave Allen, baixista do Gang of Four, morre aos 69 anos

Dave Allen, the former bassist from the pioneering post-punk band Gang of Four, has died aged 69.

Dave Allen, baixista do Gang of Four, morre aos 69 anos
DAVE ALLEN

O músico, que fazia parte da formação original da banda no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, faleceu no sábado. Ele sofria de demência de início precoce.

Sua morte foi anunciada em uma declaração publicada na página do Gang of Four no Facebook pelo baterista sobrevivente Hugo Burnham em seu nome e do outro membro fundador sobrevivente, o cantor Jon King.

"É com o coração partido, mas cheio, que compartilhamos a notícia de que Dave Allen, nosso antigo parceiro musical, amigo e músico brilhante, morreu na manhã de sábado", diz a declaração. "Ele estava em casa com sua família.

"Dave sofreu com o início precoce de demência mista por alguns anos, o que foi um momento de partir o coração para sua esposa Paddy, seus filhos e amigos próximos."

Hugo continuou: "Nosso amor e pensamentos estão com eles. Jon e eu (Hugo) fomos vê-lo e passamos uma tarde adorável com ele e a família. Conversamos e rimos por horas, compartilhando memórias ricas e vívidas de bons momentos juntos. Aventuras, carreiras na música, criação de famílias, nossas vidas interligadas abrangendo meio século. Tivemos muita sorte de ter o Ace of Bass em nossas vidas."

Eles continuaram dizendo que ele e Jon planejaram tentar colocar Dave no palco durante a turnê de despedida da formação atual nos EUA antes que ele sucumbisse à doença.

O Gang of Four ganhou fama com seu álbum de estreia de 1979, Entertainment!, com Allen também aparecendo no sucessor Solid Gold antes de sair para formar a banda Shriekback. Considerado um dos grupos pós-punk mais importantes, artistas como R.E.M., Nirvana e Red Hot Chili Peppers os citaram como uma influência.

O quarto membro da formação original, Andy Gill, faleceu em 2020.

Fonte: https://www.music-news.com/news/UK/180848/Gang-of-Four-bassist-Dave-Allen-dies-aged-69


Comentários (0)